quarta-feira, 10 de junho de 2009

O Churrasco

INGREDIENTES PARA UM BOM CHURRASCO
-Salsichão ou linguiça - Carnes bovinas e ovinas: pedaços de costela de novilho, alcatra, maminha, vazio...- 1 saco de carvão - Sal grosso ou médio - Farinha de mandioca

OPCIONAIS
- Coração de galinha - temperado na salmora- Galeto - coxas e sobrecoxas de frango pré-temperadas

ESCOLHENDO A CARNE
- A carne deve ter o tom vermelho puxando para o rosado.- A graxa (gordura) deve ser clara, parecida com a cor de manteiga. - Se você for comprar costela, observe os ossos do corte. Se eles forem pequenos e arredondados, são de novilho.- Os cortes mais macios e suculentos são a picanha e o vazio.

PREPARANDO A CARNE
- Se a carne estiver congelada, deixe-a em temperatura ambiente por cerca de 12 horas. Não descongele com água ou microondas, nem leve ao fogo se estiver mal descongelada.- Se for carne maturada, embalada a vácuo, tire-a da embalagem pelo menos 30 minutos antes de ir para o fogo, para tirar o cheiro que o plástico produz. Lave a carne com água corrente para retirar o sangue escuro que escorre na bandeja. - A melhor opção é assar no espeto. Mas as carnes as grandes e sem osso, como picanha, maminha e contrafilé, podem ir para a grelha. Já costela, salsichão e medalhões de picanha assam melhor em espetos.

NO FOGO
- Acenda o fogo assim que chegar o primeiro convidado, para a carne não passar do ponto. - Quando estiver em brasas, coloque as lingüiças e carnes menores na parte de baixo e as costelas, maminhas e picanhas no alto. - Depois que as carnes pegarem cor e calor, tire-as do fogo e salgue-as com sal grosso ou médio, sem exageros. As lingüiças dispensam esta etapa. Carne salgada antes de ir ao fogo fica dura e seca. - Volte ao fogo, sempre virando a carne para que ela asse uniformemente, semressecar. Comece voltando o lado dos ossos para o fogo e, só depois, vire para o lado da graxa.- Não mexa no fogo. Se você achar que tem muito pouco, adicione alguns pedaços de carvão sobre as brasas, com cuidado para elas não voarem.

SERVINDO
- Um pouco antes da linguiça ficar dourada, coloque o pão com alho no espeto, deixe esquentar um pouco e sirva ambos. Não esqueça de colocar um prato de farinha de mandioca ao lado da tábua de corte.- Na medida em que as carnes vão ficando prontas, servia-as aos poucos na tábua, cortando pedaços pequenos e médios. Intercale as bem passadas com as no ponto para agradar a todos os paladares.- Se a carne estiver muito salgada ao servir, bata nela para cair um pouco do sal.- Caso a carne esteja um pouco dura, corte-as em fatias finas.- Depois de cortar, devolva o espeto com a carne ao fogo para mantê-la quente. Para evitar seu ressecamento, deixe-a na churrasqueira o mais distante possível da brasa, sempre voltando o lado mais recentemente cortado para o fogo.














0 comentários:

Modified by Blogger Tutorial

Lanceiros da Tradição ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP